quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Na minha angústia clamei ao Senhor e ele me respondeu

"Na minha angústia clamei ao Senhor e ele me respondeu;
Do ventre do abismo gritei, e tu me ouviste a voz.
" (Jonas 2:2)



Quando a palavra do Senhor veio a Jonas e disse: "Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela..." (Jonas 1:2)
Jonas  fugiu da presença de Deus Tomando um navio que iria em sentido oposto a Nínive.
                    Quantas vezes Deus te mandou fazer algo, e você decidiu não fazer?

'Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se." (Jonas 1:4)
Quando os homens do navio vieram ter com Jonas, ele declarou que fugia da presença de Deus.
"E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria. " (Jonas 1:15)
'Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe."(Jonas 1:17)
                       Quantas vezes Deus te guardou do mar revolto?

Depois de humildemente Jonas orar e clamar ..."Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca." (Jonas 2:10)
Deus falou com Jonas novamente, e, Jonas fez como Deus o disse.
Pregando Jonas em Nínive houve conversão do povo e também do rei e eles creram e jejuaram."Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez."(Jonas 3:10)
Vendo a misericórdia de Deus com os pecadores Jonas se irou "Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal." (Jonas 4:2)
                       Quantas vezes você olha pro pecado do teu irmão e se pergunta o por quê dele ficar ileso?

Jonas saiu da cidade e ficou esperando para ver o que lhe aconteceria.  Deus providenciou uma planta para que protegesse Jonas do sol. Vendo que o íntimo de Jonas ainda não havia mudado um verme atacou a planta e ela secou. Um vento forte e sol faziam com que Jonas desfalecesse e  mais uma vez disse: 'Melhor me é morrer do que viver."(Jonas 4:8)
Veio então a lição de Deus:
"Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste "(Jonas 4:10)
                      Quantas vezes, mesmo depois de desejar o mal do seu irmão Deus ainda te prepara abrigo, proteção?

"Não hei de eu ter compaixão dos homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda? "(Jonas 4:11)